V COBEAI - Histórico
COBEAI

Histórico do Evento

O COBEAI - Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar - é resultado da experiência no desenvolvimento de seis edições anteriores do Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar (WEAI), organizados pelo Projeto Escola Verde, ocorridos nos anos de 2012 a 2014, com um público crescente e variado disposto a discutir e se inteirar de variadas problemáticas socioambientais que estão na base da sociedade e pro todo processo de Educação Ambiental.

Em 2012, nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro, ocorreu o I WEAI no Campus da UNIVASF/Petrolina, com o tema "Os desafios da Educação Ambiental no Século XXI: Repensando Praticas e Valores", oportunidade em que cerca de 500 pessoas, entre inscritos, professores, convidados, visitantes e integrantes do Projeto Escola Verde trocaram experiências sobre as formas de convivências sustentáveis com o Semiárido nordestino. Aproximadamente 200 pessoas participaram das palestras de abertura; 180 pessoas dos 6 Minicursos realizados; 110 pessoas em 6 Mesas Redondas formadas; 100 pessoas realizaram visita técnica ao CEMAFAUNA e ao CRAD; 60 pessoas participaram das 6 Oficinas ministradas, 51 resumos foram aprovados para publicação; 41 pessoas fizeram apresentações orais em 6 GTs; 4 instituições montaram Stands (CRAD, CEMAFAUNA, AGROVALE e CODEVASF). Ocorreram também desfile de roupas de materiais reciclados, mostra de filmes, peça teatral e exposição de banners.

Para ver o Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

Em 2013, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, ocorreu o II WEAI, no Campus da Univasf/Juazeiro, com o tema "A Educação Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável: O Desafio da Contextualização". Na ocasião cerca de 600 pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes, líderes comunitários e populares estiveram reunidos, em diferentes momentos, para discutir o papel da Educação Ambiental para as transformações sociais necessárias na construção de uma sociedade sustentável, com destaque para a Conferência do Prof Dr. Marcos Reigota (UNISO).

Para ver o Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

Em 2014, nos dias 11, 12 e 13 de Dezembro, o III WEAI ocorreu no Campus da Univasf/Petrolina com o tema "A Educação Ambiental e a Interdisciplinaridade Necessária" e reuniu em torno de 700 pessoas, as quais participaram de diferentes atividades socioambientais e visitaram as exposições.

Para ver os Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

Nos dias 15, 16 e 17 de Outubro de 2015 ocorreu o I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, com o tema “Mudanças climáticas e os problemas dos recursos hídricos”. O evento reuniu aproximadamente 2 mil pessoas durantes os três dias em diferentes atividades socioambientais.

Para ver os Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

Fruto deste histórico foi realizado nos dias de 9 a 11 de Novembro de 2016 o II COBEAI, com a reunião de um grande público (cerca de 2 mil pessoas) e destaque para a expressiva participação de estudantes e professores da educação básica da região, os quais puderam interagir com os congressistas de outras regiões do país. O destaque desta edição ficou por conta da conferência de abertura do Prof Dr Pedro Jacobi (USP), que com carisma cativou o público presente.

Para ver os Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

O III COBEAI, em consórcio com o VI WEAI, ocorreu de 21 a 24 de Novembro de 2017 e trouxe para discussão o tema ‘Meio Ambiente e Responsabilidade Social’. Contou com a participação de aproximadamente 2 mil pessoas, sobretudo, inclusive muitos estudantes e educadores das instituições de ensino da região. Ocupando todos os espaços do Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) campus Juazeiro, o III COBEAI foi considerado um sucesso pelo público e organizadores.

Para ver os Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

Em 2018 realizamos o IV COBEAI, superando todas as edições anteriores, no Campus da Univasf, em Juazeiro, nos dias de 4 a 6 de Dezembro. Na oportunidade cerca de 2 mil pessoas participaram de Oficinas, Mesas redondas, Minicursos, Visitas Técnicas, da Conferência da Profa Dra Marta Tristão (UFES), dentre outras atividades científicas e artísticas.

Para ver os Anais e obter mais informações acesse o Site do Evento

Agora, em 2019, o COBEAI será realizado no Campus da Universidade Federal de Sergipe, na capital Aracaju. Com uma vasta programação, o evento promete ser mais um sucesso e cumprir a finalidade de divulgação científica, intercâmbio de conhecimentos e experiências e promoção da Educação Ambiental na perspectiva da interdisciplinaridade.

As inscrições para a edição de 2018 já encontram-se abertas.

Atenção que as vagas são limitadas para algumas atividades!

Faça já sua inscrição!