Anais do Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar

Esta obra é resultado de um trabalho colaborativo dos integrantes do Programa Escola Verde, professores e pesquisadores vinculados ao III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (III COBEAI).

Muito mais do que uma coletânea de artigos e resumos sobre temas socioambientais, os trabalhos aqui reunidos representam uma confluência de debates, pesquisas, experiências e vivências aportados na interdisciplinaridade que a Educação Ambiental possibilita.

Diferentes temas são abordados nesta obra, tais como Saúde Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Educação Patrimonial, Tecnologias Verdes, Interdisciplinaridade, Turismo Ambiental, Economia Circular, Produção Agroindustrial Sustentável, Engenharia Sustentável, Juventude, Participação, Arte Ambiental, Mídia Ambiental, Políticas Públicas Ambientais, dentre outros. Todos integrados ao evento, amplamente debatidos e analisados durante sua realização.

Ao longo de quatro dias, cerca de 2 mil pessoas entre estudantes, professores, pesquisadores e ativistas ambientais de várias regiões do Brasil participaram de conferências, minicursos, exposições científicas, oficinas, mesas redondas e visitas técnicas do evento.

O III COBEAI teve como tema central ‘Meio Ambiente e Responsabilidade Social’, foi marcado pela confluência de trabalhos de diferentes áreas do conhecimento, e pela participação de alunos e educadores das escolas públicas de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Ocupando todos os espaços do Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) campus Juazeiro, o congresso ocorreu de 21 a 24 de Novembro de 2017 e teve como um de seus resultados a obra que tenho a honra que vos apresentar.

Análises inovadoras, muitas vezes inusitadas, relacionadas com as problemáticas socioambientais, fazem deste compêndio um marco nas publicações de eventos de educação ambiental no país. São 103 Artigos e 133 Resumos Expandidos, reunidos em 1730 páginas organizadas e sistematizadas para tornar a leitura agradável e funcional para você.

Portanto, boa leitura!!

Paulo Roberto Ramos

Juazeiro-BA, dezembro de 2017.