TEMA CENTRAL

As mudanças climáticas e os problemas dos recursos hídricos

O tema central do I Congresso Brasileiro e IV Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar é "As mudanças climáticas e os problemas dos recursos hídricos", em função da importância urgente de se compreender e buscar alternativas para o enfrentamento destes fenômenos.

São questões que estão na pauta de discussão de todas as organizações envolvidas com a temática socioambiental, pois têm afetado diretamente bilhões de pessoas por todo o mundo, através dos desastres ditos "naturais" como desertificação, extinção de espécies, nevascas e enchentes; além de gerar escassez de alimentos, prejuízos econômicos, epidemias de veiculação hídrica, dentre outras mazelas sociais.

Afinados com temas atuais e fundamentais, os eventos pretendem ser um espaço para a troca de informações e experiências, além de possibilitar o empoderamento de setores sociais fragilizados, através da Educação Ambiental, a qual poderá representar uma "linha" invisível que costura o enredo para compreensão e superação de problemas tão diversos.

Como podemos reverter o atual quadro de crescente degradação e escassez dos recursos naturais? Qual o papel do ser humano na ampliação ou superação do superaquecimento, inversões climáticas, desertificação e ampliação dos desastres? Como resolver o problema do abastecimento de água das populações de maneira sustentável? Que experiências estão sendo desenvolvidas para enfrentamento destes problemas?

Estas são algumas questões que estarão sendo discutidas nos eventos.